Integração Graduação

TITOCÍNIO DOCENTE
 
INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM 2014
 
Julio César de Sá da Rocha e Heron José de Santana Gordilho coordenam o Projeto  PROUFBA denominado Centro de Investigação em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (CIDADES), que conta com a participação dos seguintes estudantes de graduação: Roberta Neri da Silva, Aline Santana Alves, Murilo Andrade Souza e Ana Clara Suzart Lopes da Silva.
 
Maria Auxiliadora de Almeida : Isadora Perez Alves Peixoto, Israel Cerqueira Nogueira e Karol Pires Freitas
 
Roxona Cardoso Brasileiro: Augusto Barbosa Santos Filho e Fernanda Pereira Sousa, Milena Lordelo Issa
 
Saulo José Casali Bahia: Lumiza Carvalho do Nascimento
 
Sebastian Borges de Albuquerque Mello: Beatriz Carneiro Rios Macedo, Felipe Almeida Garcia Santos
 
Selma Pereira : Ilison Dias dos Santos e Jhonatas Pericles Oliveira de Melo, Thiago Ribeiro Matos
 
Wilson Alves: Erica Ribeiro Guimarães e Fernanda Marques Sampaio
 
ATIVIDADES DE EXTENSÃO
 
Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) é uma atividade de extensão da UFBA com a finalidade de intensificar o contato da Universidade com a sociedade, contribuindo para o cumprimento de seu compromisso social; articular o conhecimento técnico, científico, artístico e cultural produzido na Universidade com o conhecimento construído pelas comunidades e os diversos atores sociais, com vistas a instrumentalizar os participantes para atuarem nos processos de transformação social; fortalecer a indissociabilidade entre as funções essenciais da Universidade, ensino, pesquisa e extensão; contribuir para a melhoria da qualidade da formação acadêmica propiciada pelos cursos de Graduação e de Pós-Graduação desta Universidade.
 
Julio Rocha desenvolve a atividade de extensão  ACCS DIRB21 História do Direito, Direito Ambiental e Povos e Comunidades Tradicionais, que tem como objetivo fazer a interação e entre teoria e prática, com análise da História do Direito e sua interface com sustentabilidade ambiental e minorias étnicas. Os trabalhos são desenvolvidos com os Tupinambás de Olivença, Quilombo da Baia do Iguape, Acentamento Terra Vista e Terreiro da Casa Branca.
 
Heron Gordilho, por sua vez, desenvolve, há 9 anos, a ACCS denominada DOR456 Ética e Direitos dos Animais, que consiste basicamente em capacitar os alunos, oriundos dos cursos de direito, medicina, veterinária, comunicação, letras, biologia e nutrição, em educação ambiental voltada ao respeito dos direitos dos animais, produzir um material educativo e levá-los a discussão com alunos de escolas públicas no interior do Estado. O trabalho é desenvolvido em parceria com a professora Simone Bortoliero, do programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFBA.
 
As atividades desenvolvidas pela ACCS do professor Heron Gordilho estão disponíveis no site do Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direito Animal, Meio Ambiente e Pós-Humanismo - NIPEDA (Link).